terça-feira, 2 de agosto de 2016

Material Compostável

Para comprovar que um material para embalagem é compostável, ele deve ser submetido a um rigoroso programa de testes feitos por laboratórios independentes autorizados. 


Esse programa mede a capacidade de biodegradabilidade do material e garante que, em uma escala industrial prática, o produto é degradável te tal modo que a maior parte dos compostos resultantes vão se degradar em dióxido de carbono, biomassa e água. A embalagem é compostável (ou biologicamente degradável) quando cumpre os critérios listados abaixo:

  • O material e os seus elementos orgânicos relevantes são naturalmente biologicamente degradáveis (teste de laboratório devem atestar isto) - Mínimo de 90% versus a amostra de controle em, no máximo, 6 meses.
  • Desintegração – O teste de compostagem piloto deve garantir a decomposição física do material. A decomposição do material ocorre em um processo de compostagem de lixo orgânico;
  • O produto não deve ter qualquer efeito negativo no processo de compostagem;

       • Teste para metais pesados. 


       • Verificações do crescimento de plantas e da qualidade dos compostos.




CERTIFICAÇÃO DE COMPOSTAGEM


Após a conclusão dos programas de testes relacionados, os produtores podem requer a "certificação do material" dos órgãos oficiais. Da mesma forma, os clientes que usam esses materiais podem solicitar a "certificação do produto", para que os produtos embalados com o material certificado possam levar o logotipo de compostagem relacionado.
Esse logotipo não só confirma que o material é realmente compostável como também permite ao consumidor final e/ou às autoridades locais reconhecerem as embalagens compostáveis e descartá-las adequadamente.


Todos os produtos Biopack possuem as certificações EN13432 e ASTM D6400 e podem levar os seguintes logotipos:






Sem comentários:

Enviar um comentário