quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Dicas para eventos sustentáveis

A sustentabilidade tem se firmado como uma responsabilidade social essencial em vários setores do mercado. Desde simples investimentos em campanhas de conscientização popular até grandes empreendimentos que visam preservar a natureza. Promover a economia e o uso inteligente de recursos tem estado intrínseco nas ações, inclusive quando o assunto é organização de eventos.

Como organizar um evento que seja sustentável? A primeira coisa a fazer é colocar o conceito de sustentabilidade em todas as etapas do planejamento. Começar a conceber e moldar o evento dentro desse princípio permite que todos os seus investimentos carreguem o conceito dele.
Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
Mas são várias as ações que caracterizam a sustentabilidade e você pode começar seguindo algumas dicas:
1. Iluminação econômica
Opte por sistemas de iluminação e lâmpadas mais econômicas, como as de LED, que são mais caras, porém duram muito mais que as comuns. As lâmpadas frias gastam menos energia que as quentes. A economia proveniente de escolhas inteligentes na iluminação pode chegar a 80%.
2. Transporte alternativo
A emissão de CO2, produzida pelos meios de transporte é um dos vilões mais assustadores da natureza. As ações sustentáveis para diminuir essa emissão precisam vir de escolhas como: optar por fornecedores da região onde o evento irá acontecer, estimular o uso do transporte coletivo pelo público, promover campanhas de carona e demais ações.
É claro que as atitudes a serem tomadas dependerão bastante do tipo de evento que está sendo realizado. O que vale aqui é ter sempre em mente a escolha de opções que emitam menos CO2 e a campanha por alternativas mais sustentáveis.
3. Embalagens Biodegradáveis
Muitos eventos escolhem como alternativa econômica, as embalagens descartáveis, acreditando na sua facilidade de descarte, porém, a utilização desses materiais só vêm a poluir cada vez mais o ambiente. Mas algumas atitudes já estão sendo tomadas por produtores sustentáveis. Uma delas é a utilização de materiais compostáveis e biodegradáveis, que são resistentes e podem ser reutilizados durante o evento! Mas vale também informar as pessoas presentes no evento, para garantir esse consumo consciente.
Outra ideia, já utilizada em festivais e shows por exemplo, é a conscientização do público para que levem seu próprio copo de casa, daqueles copos de plástico ou metal que fazem sucesso em festas como Carnaval, por exemplo. Cada um leva o seu copo, volta com ele para casa, e pode aproveitar um evento com muito menos sujeira. Muitas vezes a própria organização também vende este tipo de copo, os stack-cup, com um valor simbólico e que estimula esta conscientização!
4. Resíduos, cada um no seu lugar
Um evento fatalmente deixa resíduos. Não tem como evitar completamente, mas é preciso reduzir. Sempre que possível, opte por materiais recicláveis e tente reutilizar o que pode ser reutilizado.
A melhor maneira de lidar com os resíduos que o evento irá produzir é planejar desde o começo o que será feito com ele. Por exemplo, o óleo usado na produção de alimentos, pode ser enviado para empresas que fazem sabão. Os papéis dos materiais gráficos e de divulgação podem ser feitos em papéis ecológicos e as garrafas podem ser recolhidos e reciclados. O lixo orgânico pode ir direto para um sistema de compostagem e transformado em adubo. Para isso, seu evento precisará contar com um sistema de coleta seletiva, o que permite a reciclagem, a reutilização e o descarte inteligente.
5. Água, economia e preservação
A principal medida sustentável para a água é estimular a economia. Coloque avisos nos banheiros e em todas as fontes de água do evento. Esse recurso é utilizado na maioria dos processos: higiene, limpeza, preparo de alimentos, consumo individual. É preciso conscientizar o público e os prestadores de serviço da importância de economizar água. Além disso, é possível planejar para otimizar o uso, reutilizando a água nos processos que permitem e evitando produtos químicos que poluem as reservas naturais (opte pelos biodegradáveis).
6. Venda online de ingressos
A venda de ingressos também pode trazer o conceito de sustentabilidade incorporado pela organização. Muitos produtores já optam pela venda online de ingressos em plataformas que permitem que você escolha se o anexo do ingresso será enviado para o email do participante ou não. Se o ingresso impresso não for essencial no seu evento, a ação sustentável de evitar impressões desnecessárias é incrível!
7. Busque por aliados
Todas essas dicas são extremamente importantes para um evento sustentável. Porém, o principal fator para a sustentabilidade é a conscientização humana. Tanto para gerar economia de recursos no seu evento, quanto para fazer do planeta um lugar melhor, angariar adeptos da sustentabilidade é a melhor medida a ser tomada.
Coloque um selo sustentável no seu evento, explique ao público que atitudes tomar e porque aquilo diminui o impacto na natureza. Convença as pessoas a adotarem a sustentabilidade e serem parceiras na construção de um ambiente consciente e responsável. Convencendo as pessoas de que atitudes sustentáveis podem melhorar sua vida e a de muitas outras, você será capaz não só de realizar um evento nos moldes ecológicos, mas fazer com que a ideia se espalhe e colabore para um mundo melhor. Além de economizar na produção!
Qual a sua dica para um evento sustentável?
A Solupack sabe da grande importância de pensar nas atitudes, quando o assunto é responsabilidade ambiental e busca oferecer aos clientes, as melhores alternativas de embalagens para que seu evento seja um sucesso, alguns eventos gastronômicos já aplicaram a ideia de consumo consciente, conheça suas estruturas :
Faça como essas organizações, não deixe de pensar no que realmente é de todos nós! Nossa natureza agradece!

Sem comentários:

Enviar um comentário